quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A justiça portuguesa em todo o seu esplendor

Li a notícia de que João Serpa, sindicalista, foi condenado a 75 dias de prisão por se ter manisfestado em 2005 junto da construtora Pereira da Costa devido a salários em atraso. Os contornos da sua condenação deixam-me indignado e revoltado: João Serpa apenas foi avisado na véspera que tinha uma audiência no Tribunal de Oeiras. O sindicalista defende que não foi notificado para o julgamento. Sem tempo para arranjar um advogado ou testemunhas para abonarem em seu favor, apenas com advogado oficioso, João Serpa foi condenado a prisão por se manifestar pelo direito à sua subsistência e à dos demais trabalhadores.
Caindo no erro de entrar no campo das comparações, mas que por vezes são inevitáveis devido ao actual estado medíocre da justiça portuguesa, esta notícia levou-me a pensar nas "fanfarrónicas" declarações do major Valentim Loureiro ontem à entrada do TIC do Porto para um debate instrutório onde tem que responder ao MP por 15 inquéritos relacionados com o "Apito Dourado". Quando confrontado com tal facto, afirmou com tamanha confiança que iria dar 15-0 nos inquéritos de que é alvo! Das duas uma, ou o major tem a consciência tranquila, o que eu duvido, que lhe permite ter a tal confiança ilimitada em si próprio. Ou então julga que é um intocável, provavelmente baseado na justiça impotente e incompetente que tem prevalecido nestes casos mais mediáticos. Mas no dia anterior, no Tribunal de Gondomar, no arranque do julgamento do processo principal do Apito Dourado, não houve lugar a fanfarronices. O major optou pela estratégia do silêncio... Ah, valentão! Recorde-se que o major e mais 22 arguidos têm 180 acusações de corrupção "às costas" no Tribunal de Gondomar relacionadas com este processo.
Mas para não falar só do major, recordo ainda o recente arquivamento do processo das agressões a Ricardo Bexiga... por falta de provas!
E só para terminar, outro julgamento que tem feito correr muita tinta: Casa Pia! Vai uma aposta em como os "peixe-graúdos" se vão safar... ou por falta de provas ou por prescrição? Das duas uma...

1 comentário:

Pata Negra disse...

Estamos todos presos no lamaçal em que nos afundou o PS(D), é preciso ser solidário com aqueles que eles estão a afogar!
Um abraço pela liberdade