domingo, 6 de abril de 2008

Manisfestantes pró -Tibete fizeram "a vida negra" à tocha olímpica

Pouco vejo televisão. E quando vejo tenho de ter sempre o comando à mão para ir tentando a sorte até encontrar algum programa de jeito. Hoje de manhã, a seguir à leitura do jornal sentei-me um pouco em frente à televisão, comecei a fazer zapping e parei na Sky News. O canal estava num directo a partir do estádio de Wembley para a cerimónia em que iriam acender a tocha olímpica e percorrer a cidade de Londres desde o referido estádio até North Greenwich, onde se situa o 02 Arena. Em rodapé li que haviam manifestantes pró-Tibete espalhados estrategicamente pela cidade em locais por onde iria passar a tocha olímpica. Entretanto, depois da tocha acesa, a emissão retornou ao estúdio da Sky News, e outras notícias se foram revelando. Deixei-me estar pelo canal inglês, peguei numa revista e fui folheando as suas páginas, estando semi-atento ao que se passava no canal. A Sky ia fazendo directos do percurso da tocha olímpica alternando com outros directos dos vários locais de onde se encontravam os manifestantes. Creio que foi na Oxford St., quando uma jornalista de um canal qualquer, que empunhava a tocha, parou, ao que julgo para passar o testemunho, um manifestante aproximou-se e ainda chegou a agarrar a tocha soprando para ela com o claro objectivo de a apagar. Valeu a rápida intervenção da polícia, que estava por todo o lado, e o cordão humano que rodeava a mulher que levava a tocha. Dominado o "intruso" a tocha olímpica lá seguiu o seu percurso. Aqui, já a minha atenção estava completamente dominada pelas imagens que se sucediam na Sky, e confesso, com alguma expectativa em ver novas tentativas de "abalroamento" à tocha... Uns minutos à frente, e eis que as minhas "preces" foram ouvidas. Outro manifestante, (de colete reflector, obrigatório, mas que serviu para se confundir com os polícias), aproxima-se de bicicleta e com um extintor (original), chegou o mais perto que lhe foi possível e accionou o extintor na direcção da tocha olímpica. Pensei para comigo, sorrindo maliciosamente: " É agora que ela se apaga!". Mas para grande frustração do manifestante, que a esta hora já deve ter passado uns bons dissabores pela ousadia, para a desilusão daqueles que estavam com ele, e para minha desilusão, o "raio" da tocha não se apagou! Depois de superado mais este obstáculo, lá seguiu o seu destino...
Soube há pouco, que ao longo do percurso da tocha olímpica em Londres foram detidas cerca de 35 pessoas por protestos e por acções semelhantes àquelas que descrevi no texto. Não sou contra a realização dos Jogos Olímpicos de Pequim. Mas gostava que estes protestos e outros que se possam vir a realizar, servissem de lição aos chineses. E espero sobretudo, que daqui para a frente, o COI tenha mais atenção nos seus critérios de avaliação e escolha de quem vai organizar tão importante evento. Que daqui para a frente o espírito olímpico não seja manchado e enxovalhado como agora o está a ser, ainda os Jogos Olímpicos não começaram...

2 comentários:

Kaotica disse...

Vi à noite essas cenas no telejornal e também torci pelo apagamento. A forte segurança não deixou, mas ficou a intenção de apagá-la para mostrar o repúdio pelos atentados aos direitos humanos praticados pela China. Se aos américas interessa a defesa do Tibet (falsa defesa!), se o Dalai Lama é um joguete (pena!), pouco importa, são os sinais dos tempos. O que é importante é ver que há quem se exponha e arrisque em nome de uma causa, em nome da justiça, para mostrar ao mundo (a importância que podiam ter certas imagens mostradas a todo o mundo, se não tivessem sido banalizadas!).
Que a chama da cumplicidade global se apague de vez. O desporto é justo e saudável, a forma mais limpa de competir. Mas estes Jogos Olímpicos estão manchados de sangue e de fascismo!
Um abraço, meu amigo, desejo-te uma boa semana!

Watchdog disse...

K, é verdade. É de louvar quem se arrisca em nome de uma boa causa. É óbvio que a não realização dos J.O iria hipotecar muita coisa, pela vertente desportiva, desejo que os mesmos se realizem, mas de resto... Acho de uma tremenda hipócrisia certa posições políticas de alguns líderes europeus. Uma vergonha! Infelizmente (quase) tudo sucumbe em prol dos interesses económicos.

1 Abraço e uma boa semana também para ti e para o KAOS.