quarta-feira, 11 de julho de 2007

E se um dia...

Deixo-vos aqui umas ideias (que já se praticam na América Latina) que retirei de uma pesquisa que fiz e são o resultado proveniente da minha indignação e insatisfação perante o sistema financeiro vigente, que cada vez mais ignora o bem-estar social das pessoas. Serve para pararmos e reflectirmos em relação ao que poderia ser o nosso futuro… Dá que pensar!
Palavras-chave: Terceiro Sector, Economia Solidária, Economia Popular, Economia Social
.
O Terceiro Sector - Uma noção cara ao contexto Norte-Americano:
  • “O termo terceiro sector é herdeiro de uma tradição anglo-saxónica, particularmente impregnada pela ideia de filantropia.
  • Essa abordagem identifica o terceiro sector ao universo das organizações sem fins lucrativos.
  • As iniciativas criadas no seio dessa economia social nascente aparecem como alternativas, em termos de organização do trabalho, àquela proposta pela forma dominante de trabalho assalariado instituída pelo princípio económico que começava a tornar-se preponderante, imposto pela empresa capitalista oriunda.
  • Na prática, o termo economia solidária identifica hoje uma série de experiências organizacionais inscritas numa dinâmica actual, em torno das chamadas novas formas de solidariedade. O facto é que se vêem verificando a emergência e desenvolvimento de um fenómeno de proliferação de iniciativas e práticas socio-económicas diversas.”
Deixo também uns link´s que considero úteis para que possam se o entenderem, fazer uma pesquisa mais aprofundada:
(E aqui está um oposto de um ideal…)

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Bom blogue!

Watchdog disse...

Obrigado, anónimo!...