quarta-feira, 22 de agosto de 2007

No Outono não é um bocadinho tarde?

Ontem devido a um violento incêndio, arderam mil hectares na região de Abrantes, para além de outros incêndios de menores dimensões em Sesimbra, Tomar e...
Resumindo: Em 2006, António Costa, então ministro da Administração Interna, assinou um contrato de compra de dez helicópteros para ajuda no combate aos fogos em Portugal.
Das dez aeronaves que o Estado adquiriu, sete já se encontram no país à espera de serem utilizadas, porque só em Abril deste ano (11 meses depois!!!), é que o MAI formalizou a sociedade que vai gerir esses mesmos helicópteros, a Empresa de Meios Aéreos (EMA). E esta sociedade só agora (mais 4 meses depois...), é que irá pedir a certificação ao Instituto Nacional de Aviação Civil, que "dispõe" de três meses para avaliar o processo!
Concluindo: Só lá para o Outono (ainda (só) mais 2/3 meses...), é que a EMA poderá utilizar as aeronaves para apagar fogos!
E a pergunta: O que é que estes senhores do MAI e da EMA andaram a fazer este tempo todo, desde que os helicópteros foram adquiridos?
Nota: Portugal já se sabe, é um país tremendamente burocrático, mas creio que neste caso não se trata apenas de burocracia, mas também de desleixo e de incompetência resultantes da política do "deixa andar"!...

Sem comentários: